Sumos e Refrescos Naturais para o Verão. O Verão é sinónimo de calor,a publicidade começa a bombardear-nos com os produtos típicos da temporada que estimulam as nossas papilas gustativas e nos convidam a ir ao frigorífico em busca de algo que acalme a nossa sede. Mas, o que é melhor do que um refresco natural para satisfazer a nossa necessidade fisiológica e levar ao nosso corpo as vitamínas e minerais de que ele precisa? A fruta e as hortalíças constituem, juntamente com os cereais, a base da pirâmide de uma alimentação equilibrada,estes alimentos podem e devem ser tomados na quanti-dade que se deseje, o único limite,no que respeita a quantidade máxima de frutas,ce- reais ou hortalíças,que se pode consumir diariamente,está determinado pelo total de calorias que tenha que ingerir de acordo com a sua actividade.
Os refrescos naturais de fruta e hortaliça proporcionam uma certa quantidade de fibra vegetal, hidratos de carbono simples ( açúcares ),vitamínas e minerais; podem utilizar- se em curas depurativas do organísmo; contêm nutrientes que não se encontram nou- tro grupo de alimentos e a sua alta proporção de água hidráta-nos e refresca-nos. Por isso, a seguir oferecemos a possibilidade de consumir os melhores refrescos naturais e que sirvam de combustível saudável para a nossa máquina e ao mesmo tempo com- batam algumas das nossas doenças ou desequilíbrios nutricionais. Coselhos para a altura de consumir sumos frescos e naturais.Bebê-los imediatamente. As vitamínas não resistem à exposição da luz, ao oxigénio e à temperatura ambiente , por isso há que consumir os sumos imediatamente após a obtenção se queremos apro-veitar o seu conteúdo nutricional,o seu sabor e a cor do sumo.Beber o sumo lentamen- te,com o fim de preparar o nosso estômago e o processo digestivo,é conveniente sabo-rear cada sorvo ingerido, uma vez que tomando-o todo de um trago pode cair mal no es-tômago. Higiene nutritiva, se não conseguirmos obter frutas e hortaliças de cultivo bio-lógico(que não são tratadas com pesticídas e são mais saborosas),deve-se tomar todas as precauções:lavá-las muito bem e em seguida introduzir as frutas e hortaliças na má-quina liquidificadora. Não têm contra-indicações,não devemos ter receio de consumir sumos naturais em ex-cesso, pois uma dose demasiado elevada nunca terá efeitos prejudiciais para o nosso organísmo. De manhã e antes de deitar, para começar o dia e à noite é bom beber um sumo de frutas.Ao meio-dia podemos consumir sumos de hortaliças ou das frutas mais energéticas. Refresque o seu organísmo! Utilíze a sua imaginação e aproveite as infiní- tas combinações que se podem fazer com a fruta e as hortaliças frescas, até que en-contre aquelas que mais satisfaçam as suas necessidades e sejam mais apetecíveis ao seu paladar.Depois.surpreenda as suas visitas e amigos oferecendo-lhes refrescos sãos, naturais e nutritivos.Receitas de sumos Naturais.
Nº 1 Sumos para o cuidado da pele: Utilizaremos frutas e hortaliças ricas em betacarote-no,ácido fólicoe vitamínas C e E, cujos nutrientes regeneram, reparam e refrescam a nossa pele.Frutas:laranja e pêssego:1 laranja e 2 pêssegos.Hortaliças: pimento,bete-rraba e cenoura;1 pimento,1 beterraba,e 1 cenoura.
Nº2 Sumos para combater o stress: Precisamos de frutas ricas em vitamínas B e C, uma vez que a necessidade destas aumenta com o stress, quanto às hortaliças, convém que sejam ricas em potássio,cálcio e magnésio.Frutas:Kiwi e melão;2 Kiwis, e 300g de polpa de melão. Hortaliças: alface,espinafres,rábanos e aipo;100g de alface, 50g de espinafres, 2 rábanos, 1 talo de aipo.
Nº3 Sumos contra o Esgotamento e o cansaço: As frutas e hortalíças de que necessita- mos para combater o esgotamento e o cansaço são as que possuem vitamina C, fe- rro e ácido fólico. Estes nutrientes são úteis para levantar o ânimo e revitalizar.Fru- tas:laranja, morangos,kiwi e ananás;1 laranja;75g de morangos; 75g de kiwis; 100g de polpa de ananás:Hortalíças:beterraba e alface e limões:150g de beterraba;100g de alface; 2 limões:
Nº4 Sumos para combater a obesidade: É aconselhável combinar as frutas e hortalíças que possuam a menor quantidade de açúcar possível.Frutas: limão e melancia, 2 li- mões, 300g de polpa de melancia. Hortalíças: tomate e pepino:2 tomates, 1 pepino, 1 pitada de manjericão, ou oregãos.
Nº5 Sumos para combater a insónia:O efeito sedatívo pode ser obtido com frutas que po-ssuam alto conteúdo em hidratos de carbono e hortalíças rícas em calcio, magnésio e ácido fólico.Frutas:uvas,bananas e leite;200g de uva branca,1 banana,150ml de lei- te: Hortalíças: tomate, alface,aipo e maçã; 1 tomate,100g de alface, 2 talos de aipo,1 maçã.
Nº6 Sumos para prevenir o cancro:As vitamínas A e E possuem uma acção protectora con- tra o cancro, devido à sua acção antioxidante. Este efeito é produzido pela vitamína A na sua forma de provitamína vegetal( caroteno). Frutas: uvas, alperce, e framboesas; 300g de uvas brancas,200g de alperces,100g de framboesas: Hortalíças: cenoura, to-mate, pimento e cebola: 2 cenouras,2 tomates,1/2 pimento, 1/2 cebola, 5 ml de azeite, 1 dente de alho, 250 ml de água, 1 pitada de sal.
Nº7 Sumos para as crianças e grávidas.Durante a gravidez e o aleitamento,bem como nos períodos menstruais,aumenta na mulher a necessidade de ferro.Este também é nece-ssário durante o crescimento das crianças,pelo que é aconselhável que se consumam frutas e hortalíças que supram esta carência.Frutas: Kiwi e morangos; 2 Kiwis, e 150g de morangos. Hortalíças: beterraba, ananás, e salsa; 1 beterraba,1 rodela de ananás,1 molho de salsa.E assim chegamos ao fim desta série de sumos e refrescos naturais de Verão,cá estaremos brevemente com outra série,até lá muito obrigado por ter visitado este site,e que possa aproveitar esta dilícia de refrescos para o verão.
Em caso de Cãibras?A cãibra é o espasmo súbito e involuntário dos músculos da mão, perna ou pé,
acompanhado de dor aguda e forte,parando momentaneamente os movi-mentos, devido a uma perda de sal no seu organismo, ou a uma falta de coordenação muscular durante um exercício físico(em excesso)ou ainda por excesso de transpira- ção, vómitos ou diarreia. Pode aparecer também durante o sono,sem causa aparente.
Se estiver a nadar:Pare de nadar,vire-se de costas e flutue,alongue o músculo atingi- do. Se a cãibra for na parte da frente da perna ou na parte posterior da coxa, flicta o pé com os dedos para cima e endireite a perna, se necessário, puxe o pé com as mã- os.Após passar a cãibra,volte devagar e num estilo diferente para terra,pois a cãibra pode repetir-se. Se estiver a escrever: Endireite os dedos, fazendo força se necessá- rio, mas com cuidado, abra os dedos e exerça pressão sobre as pontas, massage os músculos afectados,enquanto os alonga.
Cãibra na barriga da perna: Endireite a perna e ponha-se de pé, faça pressão alterna- damente sobre o calcanhar e os dedos dos pés.Incline-se para a frente e massage os músculos enquanto os estende.
Cãibra no pé:Ponha-se de pé sobre os dedos, de modo a forçá-los para trás, em alter-natíva,sente-se, agarre os dedos dos pés e puxe-os para cima na direcção da canela. Massage os músculos enquanto os estende.
Cãibra da coxa: Sente-se no chão e endireite a perna, faça força no joelho para alon- gar os músculos da coxa. Se houver alguém que ajude,peça que lhe levante a perna pelo calcanhar e exerça pressão sobre o joelho com a outra mão, massage os mús- culos.
Cãibra nocturna:Pode ser também devida a um défice da circulação sanguínea dos membros inferiores, a pessoa acorda com uma dor horrível e precisa de ajuda para recuperar os movimentos. Se a cãibra persistir:Por perda de sal,transpiração, vómi- tos ou diarreia,e acompanhada e cólicas do estômago, pode beber água levemente salgada.Uma colher de chá de sal num litro deágua,e consulte o seu médico para fa- zer análises sanguíneas.
Autoría de Mª L. Andrade Enfer. diplomada.
Era uma vez..." "Era uma vez"uma água pura,fresca e saudável,saída de uma linda nascente da mon-tanha, que a todos agradava e matava a sede. Um dia,um'génio'decidiu transformá-la em algo mais agradável(e mais rentável para si)e juntou-lhe açúcar,essências, coran- tes e conservantes (tudo artifícial), muita publicidade e todos passámos a comprar e a consumir,mesmo sabendo que não presta.
"Era uma vez"uma instituição muito bonita,com uma relação sexual muito benéfica e agradável, chamada casamento. Hoje assiste-se à comercialização do amor físico, à crescente aceitação das relações antes e fora do casamento e com quem quer que seja, à proliferação dos casos extras conjugais, de estilos de vida alternativos. Esta- mos preocupados e conscientes dos perigos.
Pomos a máscara e aceitamos e apro- vamos em nome das liberdades individuais e até de um certo tipo de globalização.
"Era uma vez"crianças a crescerem num ambiente de amor, ternura e cuidado de um lar no qual o pai e a mãe transmitiam,ao longo do seu desenvolvimento,aqueles valo- res e virtudes que faríam gerações futuras mais fortes e melhores.Hoje os psicólogos têm os consultórios cheios de crianças frutos de produções furtívas ou independentes, à procura da imagem do pai de que necessítam (quer se admita ou não) para a sua es- tabilidade.E vemos adolescentes a comprometerem-se com o sexo sem terem conhe- cimento ou compreenção da sua complexidade nem das consequências da actividade sexual prematura.
Mostramos que aprovamos quando fazemos as famosas campanhas só em defesa do preservativo.E os números mostram que a sida continua a ser uma calamidade. De fa- cto estas campanhas não estão a resultar e as aulas de educação sexual nas escolas também não estão a ter um impacto tão grande que consígam contrariar os efeitos ou clarifícar a confusão de papeis e de valores que os'génios' da brilhante e atractíva in-dústria cinematográfica de Hollywood,do Brasil,etc.têm trazído à sociedade.Há que ti- rar a máscara, transformar as normas e os valores em convícções e defendê-los por-que,afinal,são essenciais ao ser humano. |